terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ampliação do Órgão de Tubos da Capela da ULBRA




Uma das experiências mais marcantes na minha vida é poder estar participando de todo o processo de ampliação do órgão de tubos da Capela da ULBRA.





Faço parte da comissão que está liderando este trabalho e é um privilégio muito grande.É um trabalho complexo que envolve muitas áreas do conhecimento. Arquitetura, fisica, engenharia, engenharia de audio, elétrica, acústica, designer gráfico, artes plásticas, funilaria, marcenaria tudo isso e mais um pouco fazem parte do conhecimento agregado na construção de um orgão de tubos que se chama a arte da organoria.



Este órgão terá 51 registros, aproximadamente 4000 tubos, duas consoles (duas que controlam o órgão e outra que agrega os sons sampleados). Tudo em sistema mid.

A Comissão é formada por Ir. Renato Koch (Organista e Organeiro Coordenador), Pastor Ruben Becker (Reitor da ULBRA), Pastor Gerhard Grasel (Capelão Geral da ULBRA), Rudimar Bonamigo (Organista e Pianista da Capela da ULBRA), Manfred Worlicheck (Organeiro Executor) e Pastor Paulo Brum (Mestre de Capela e Organista da ULBRA).

Um comentário:

  1. Boa tarde Pastor, desconhecia seu Blog. Muito legal :)

    Achei interessante, sou facinado por música Erudita, toco piano nos tempos vagos (já estudei com foco a fazer vestibular, mas acabei indo para outra área).

    Diga-me uma coisa, como funciona o sistema de "registração". É feito utilizando-se mescla de timbres diferentes e harmônicos entre os tubos e eletronicamente?


    Um forte abraço, fique com Deus


    Josias.

    ResponderExcluir