No último dia 6 de outubro fiz um concerto de órgão de tubos em Curitiba\PR, na "Igreja Bom Jesus dos Perdões", no órgão Speidt dessa paróquia que me acolheu de uma forma bem carinhosa.
No programa obras de Manuel Vieira de Castro Neto, J. S. Bach, Amaral Vieira, Felix Mendelssohn e Alexandre Guilmant.
Esta foi uma oportunidade para preparar o recital de meio de Programa de Pós-Graduação em Música, mestrado em órgão na UFRGS. Este foi o primeiro até o recital com a banca examinadora prevista para novembro.
Teve aproximadamente 150 pessoas que, pelos retornos, apreciaram bastante o repertório, o órgão e a execução.
Agradecimentos a paróquia "Bom Jesus dos Perdões" na pessoa do Frei Alexandre Magno da Silva, também a soprano solista do Coral "Camerata Antiqua" Ana Vargas, ao organeiro Frei Lauro e um agradecimento especial a Maria Esther Arce pela produção, divulgação e organização e apoio na realização do concerto. A todos vocês, entre outras pessoas, o meu muito obrigado.
(1) A igreja "Bom Jesus dos Perdões" localizada ao lado da praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba\PR.
(2) Na primeira foto é a faixada de principais do órgão Speidt da igreja Bom Jesus dos Perdões.
(3) Depois estou eu "em ação". Momentos de muita atenção às notas, frases, sequências, registros, manuais, pedal e registros visando a expressividade musical aproveitando ao máximo possível este instrumento.
(4) Segue a foto da console do órgão que possue a seguinte registração:
I Manual
Trompete 8'Mixtur 3 R
Oktav 4'
Hohlflöte 8'
Gamba 8'
Principal 8' (fachada)
Bordun 16'
II Manual
Gedackt 8'
Harmonieflöte 4'
Blockflöte 2'
Pedal
Subbass 16'
Harmonikabass 16'
II/I
Sub II/I
Super II/I
I/P, II/P
(5) Foto do fundo da nave da igreja focando no orgão.
(6) Teclados e registros do órgão.
Espero que tenho gostado e no mes de outubro e novembro seguem mais concertos em preparação para o recital do meio de curso do mestrado na UFRGS.
(6) Teclados e registros do órgão.
Espero que tenho gostado e no mes de outubro e novembro seguem mais concertos em preparação para o recital do meio de curso do mestrado na UFRGS.
Forte abraço a todos.
Paulo Brum
A Catedral Metropolitana de Florianópolis (SC) também possui um órgão Speidt. Foi inaugurado em 1924 e ainda hoje é utilizado em diversas celebrações. Passou por duas grandes reformas sendo a última em 1995 pelo organeiro José Carlos Riggato da Riggato & Filhos (SP) conservando suas caraterísticas.
ResponderExcluir