terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Onde tudo começou


O ínicio

A Comunidade Luterana “São João” investiu em mim, através do departamento de servas, com o curso de órgão e teoria musical em 1986. A partir disso contribui nesta paróquia como organista por vários anose chegava a tocar até 5 vezes por final de semana nas congregações dessa paróquia junto com os pastores de então.

Na congregação do centro possue um orgão de tubos o qual tenho uma estima muito grande por ser o meu primeiro órgão de $porte real e não sampleado ou eletrônico. Em 26 de novembro de 2006 fizemos um conserto e concerto de reinauguração deste instrumento que há muito tempo não estava em funcionamento. Segue o programa e algumas fotos e subsequentes informações adicionais.

De Johann Sebastian Bach o Prelúdio e Fuga em Dó Maior (BWV 531); Wer nur den Lieben Gott laesst Walten; de Friedrich Wilhelm Zachow o Allein Gott in der Höh sei Ehr; de Johann Pachelbel o Ach Gott, vom Himmel sieh darein (Fugueta); de Johann Sebastian Bach o Prelúdio e Fuga no. 1 em Dó maior do “Cravo bem temperado”; de John Stanley o Siciliano em Ré Menor; de Manuel Vieira de Castro Neto a Meditação Insrumental no. 1 (Meditativo);
Johann Sebastian Bach a Toccata em Ré Menor (BWV 565) e Prelúdio e Fuga em Fá Maior (BWV 535); de Georg Griederich Kauf o prelúdo e o coral congregacional Nun danket alle Gott - “Dai graças ao Senhor”.

História e Detalhamento Técnico.
Este instrumento foi adquirido em função das celebrações de 50 anos da comunidade Luterana “São João” em 1967, construído pelo organeiro J. E. Bohn.
Possui tração pneumática, Xxxx flautas, um manual com 61 teclas (cinco oitavas e meia), 27 teclas no pedal (duas oitavas e meia) pedal com crescendo e caixa expressiva.
Pelos registros se percebe uma preferência a intenção de usá-lo como órgão litúrgico de pequeno porte, preferencialmente, repertório barroco.
O órgão é eletro-mecânico (do teclado ao órgão é elétrico e o restante é mecânico). Sua mesa de comando (console) é fixa. Suas dimensões são: Altura: x,0 metros - Comprimento: x,0 metros - Profundidade: x metros.

Registação
Principal 8’
Flauta 4’
Fugara 2’
Quinta 1’ 1/5
Mistura 1’ 1/3
Suboitava
Superoitava
Trêmulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário